segunda-feira, abril 30, 2007

Os Irmãos Green ops! Grimm


Todo mundo conhece alguma história dos Irmãos Grimm, mesmo que não seja deles de verdade. Isso porque eles fizeram um importante trabalho de pesquisa copilando as histórias da cultura alemã antiga.

Quem só conhece as versões que foram modificadas através dos tempos nem desconfia de como os caras (ou as histórias daquele tempo) eram muito loucas. Os vilões eram normalmente submetidos a torturas no final dos contos e tudo está ali, descrito pelos dois. No começo as histórias não eram direcionadas para as crianças, mas depois das compilações dos dois irmãos a coisa foi começando a ser feita para o público infantil e ainda assim estavam lá todas as cenas e descrições de castigos medonhos.

Muitos estudiosos e psicólogos estudam a influência dos contos de fadas na construção do caráter das crianças. Um bom exemplo do resultado desses estudos é o livro da Dra. Clarissa Pinkola Estés da Editora Rocco, Contos dos Irmãos Grimm, onde, na introdução, ela discute um pouco do assunto. Como eu pulei essa parte e fui direto aos contos, nada tenho a comentar.

Quem quiser um pouco mais de informação sobre os Irmãos Grimm pode dar um pulo nesta página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_Grimm, e dela dá para ir para outras e outras neste mundo mágico que é a internet.


6 comentários:

Francisco Soza disse...

De volta ao blogspot, grande Paulinho.
Não conseguia acessar o seu outro blog. Pelo visto saiu do ar.

Abração.

Nuite disse...

Hoje cheguei aqui ...
não sei como !!!
mas acho que vou ficar =)
temos encontro marcardo ao que parece - 2ºfeira!

Ana

Carecone disse...

Excelente a arte, bah! Muito bacana a dica também! Ao que parece você foi o único a sacar deonde tirei o título! O post, no entanto, apesar de elementos que sempre tiramos da realidade, tem mais relação com criação do que real realidade!

Olha só, a Ana vei parar aqui... hehe!

Grande abraço man e obrigado por teus comentários lá no Mondo!

Ana disse...

Lol
a Ana sou eu ?!?!?
=)
eu estou em todo o lado ...
cuidado, qualquer dia destes, estou na esquina da rua !!!
Beijinhos

Fuser disse...

hehehe
os irmãos grimm!

muito legal

um beijão cheio de saudades!

fuser

Anônimo disse...

ameiiiiii adoguuuuuu
estes contos são a minha vida!!!!!!!!!