quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Quem ganhou?

O Botafogo do Rio de Janeiro foi até o Pará enfrentar o São Raimundo pela Copa do Brasil e sabe o que o aconteceu? O Botafogo perdeu. Pelo menos é assim que a informação chegará em todo Brasil, menos lá no Pará onde, sem dúvida, o São Raimundo ganhou.

É incrível como a imprensa esportiva não consegue deixar de lado velhos preconceitos. É claro que os times grandes são favoritos, mas a Copa do Brasil é a verdadeira festa do futebol brasileiro. Times pequenos e até mesmo desconhecidos de todas as partes do país vivem seu momento de glória ao enfrentar times de tradição. Agora imagine se um desses times ganha, como no caso do São Raimundo. É preciso dar valor a conquista destes "timinhos", afinal, o sonho do futebol não pode ficar restrito às capitais ou a quem tem dinheiro. Por isso os campeonatos estaduais são tão importantes. Eles mantêm acesa a paixão pelo futebol através da proximidade. Ele cria heróis anônimos que o Brasil esquecerá no dia seguinte, mas que estarão para sempre imortalizados na foto do time pregada nos botecos da cidade. O futebol é a arte do povo, por isso, como diz a canção: "todo artista tem de ir aonde o povo está". O futebol do dinheiro deve isso aos pequenos.

Parabéns ao São raimundo e a todos os "pequenos" que disputam o melhor campeonato do Brasil, o mais emocionante, o mais democrático, o mais curioso e rico culturalmente. Parabéns não só por enfrentar os grandes de igual para igual, mas por mostrar para os brasileiros o tamanho e a diversidade desse país que não se conhece e, muitas vezes, não se respeita. Afinal, como diz uma outra canção: "ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil, não fazer desse lugar um bom país".

7 comentários:

Lucía Borjas disse...

Hola Paulinho, hace tiempo te tengo en mis favoritos de illustration friday, y hoy decidí arreglar mi blog y meter a los blogs que más me gustan. Muchas gracias por compartir tu trabajo!! un gran abrazo desde Maracaibo! No puedo comentar bien este post porque no sé nada nada de football! : (

Lucía Borjas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucía Borjas disse...

perdon, ese comentario que borré es mío, mi mouse está malito y da doble click y se guardó doble el comentario! perdón!! sorry

Lucía Borjas disse...

http://illustrationfridaylucia.blogspot.com/ aqui en este blog, este es el que he mejorado y donde he colocado tu link! besitos!

Graciano Nogueira disse...

Fala, Paulinho!

Quanto tempo, hein? Pois é, meu caro, infelizmente o futebol como quase toda modalidade esportiva, se tornou um espetáculo, ou melhor, um negócio midiático. Onde os interesses seguem os mercados, seja o da audiência ou das praças de consumo. Logo, é fácil compreender o porquê, salvo poucas exceções, da atenção dada ao eixo sudeste-sul.Patrocinadores cobram resultados em vendas pelos investimentos nos clubes e claro, na compra de espaços na mídia (Só na Globo que o Flamengo foi campeão em 1987).
O "Businesses" pode ter engolido a poesia, mais não engana o coração do torcedor, que não precisa da série A pra torcer.

UMBORA BAÊÊÊA!!!

Graciano.

PS:Cadê a ilustração do post, rapaz?

paulinho disse...

Meu bom amigo,
Fiquei feliz e envaidecido com sua resposta. Feliz, porque me fez lembrar das intermináveis conversas que tínhamos quando você está mais perto. Envaidecido, porque alguém tão inteligente reservou um tempinho para ler e comentar essas besteiras que eu escrevo.

Um abraço, amigão. Saudades.

Unknown disse...

fala velhão... quanto tempo não passo por aqui... bem, li o seu texto e achei muito, muito bom! concordo com sua opinião e aproveito para acrescentar mais um destes fatos do futebol. dia 18.02.2010, quinta, o bahia da capital enfrentou o bahia de feira, em feira de santana. estava escutando o jogo e em alguns momentos me deparava com o narrador gritando "lá vai o bahia". e eu me perguntava, "qual bahia porra???". levei um tempo para perceber, mas, se os dois times tinham o mesmo nome, porque que ele se referia assim apenas para o bahia da capital? coisas do futebol...