domingo, novembro 18, 2007

Contos de Horror do Século XIX





Este é o livro que eu estou lendo com o marcador que eu fiz. Essa coleção da Companhia das Letras é muito interessante, tanto pelos títulos quanto pelo design. As capas são todas feitas a mão, inclusive a marca da editora, como se fossem rascunhos ou projetos bem detalhados que não foram para arte final.

A seleção de contos é excelente e a gente fica conhecendo um pouco de muitos autores, além das surpresas de ver gênios que se consagraram em outros gêneros transitando neste campo do horror, como é o caso de Júlio Verne. Destaco ainda os contos O Rapa Carniça, de Stevenson, e a Mão do Macaco, de Jacobs.

Para quem gostou do marcador, fique à vontade para fazer o download aqui.



domingo, novembro 04, 2007

domingo, outubro 28, 2007

Walking Blues





Eu adoro música e estou na fase do jazz, embora esse desenho seja um blues.




domingo, outubro 14, 2007

Espírito Esportivo



Que o futebol virou um grande negócio, os times empresas e os jogadores mercenários todo mundo já sabe. Que já não existe mais amor à camisa, que os dribles e jogadas geniais que empolgavam os torcedores viraram “provocação” e isso transformou o mais popular esporte do mundo numa apresentação entediante de preparo físico e objetividade todo mundo também sabe. Mas a grande novidade da destruição do futebol como entretenimento ficou por parte das torcidas.

Recentemente fique muito surpreso com a manifestação de algumas torcidas (acho que a do Botafogo e a do Corinthians) que invadiram o treino para agredir jogadores e técnicos exigindo melhores resultados. Eu já achava um absurdo as pessoas ficarem revoltadas com a derrota dos seus times, mas essas demonstrações dos últimos tempos superam tudo.

É claro que num jogo que não termine empatado, alguém perderá. O torcedor que vai para o estádio hoje se acha no direito de sair com a vitória, desconsiderando que na outra torcida também existe alguém que pagou o ingresso. Quem tem mais direito?

O absurdo é tão grande que até mesmo pessoas de dentro do esporte, como técnicos e jogadores, declaram publicamente que o torcedor tem direito de cobrar do time, desde que pacificamente. Claro que não temos muitos jogadores conhecidos por suas grandes idéias ou declarações coerentes, mas o único direito que o torcedor tem é de sentar no lugar marcado e esperar que seu time faça o possível (dentro do espírito esportivo) para sair com um bom resultado. E só.

Um bom exemplo de espírito esportivo é o da seleção brasileira feminina de futebol. Elas perderam, mas jogaram bem e não foram criticadas pelo segundo lugar. É assim que deve ser. Amor ao clube é sair do estádio satisfeito por ter participado do espetáculo do futebol e se preparar para mais uma semana de trabalho, doido para que chegue o domingo de novo.

Vivemos numa época onde valorizam o esporte como disciplinador e formador de gerações mais cidadãs, mas o verdadeiro espírito esportivo é pouco discutido. A medalha de ouro olímpica é supervalorizada, ninguém se lembra do terceiro e quarto lugares e se um juiz se engana ou até mesmo age de má fé interferindo no resultado só quem se importa é a parte derrotada.

A verdade é que todos perdemos quando o espírito esportivo não entra em campo.

segunda-feira, outubro 08, 2007

Nu sobre Almofadas

 


Meu blog estava entregue às traças, por isso resolvi tomar atitudes drásticas. Pensei muito no que poderia fazer para aumentar as visitas, pensei no que o povo gosta e como eu poderia oferecer isso.

Pois bem, não é preciso contratar uma empresa de pesquisa para saber que o povo gosta é de sacanagem, de baixaria. Por isso, resolvi fazer um ensaio de nu artístico para colocar no blog. Agora as mulheres podem ver o que tentavam adivinhar sob minhas sempre elegantes roupas e os homens vão precisar de muita convicção para não serem tocados por um desejo estranho.

Nobody visit my blog, so I decided to do anything to change this anonymity into success. This is me without clothes and fears, completely open.




 

segunda-feira, setembro 24, 2007

segunda-feira, setembro 10, 2007

sábado, agosto 25, 2007

Visitante

Visitors.

Some times they really appear here, but Brasil is especially dangerous to them…




quarta-feira, agosto 01, 2007

Sei lá

Muito tempo sem fazer nada.
E você? Quanto tempo tem que não faz nada? Então faça o download e pinte o Negoço deste post.

domingo, maio 13, 2007

Frase da Semana


Quando tudo mais falhar
podemos açoitar os olhos dos cavalos
e faze-los dormir
e chorar.

Jim Morrison (eu acho).

Pablo Carecone (http://mondocarecone.blogspot.com/) me convidou para participar de uma dessas coisas que o pessoal que tem blog faz. Era alguma coisa do tipo colocar uma frase que você ache importante para troca de informação e disseminação de alguma coisa através da internet.

Eu não gosto dessa coisa de frases de efeito ou aforismos ou sei lá o que, mas gosto muito de Pablo e por isso resolvi colocar uma frase e (como ele exigiu) uma ilustração. Espero que este seja o espírito da coisa.

Esse mesmo Pablo fez um comentário tão legal na última postagem que eu resolvi agradecer por aqui. Valeu a força, velho. O que mais tento é aprender a borrar tudo com a aquarela, mas essa educação do pintar dentro do contorno me quebra. Vou continuar forçando essa espontaneidade.

segunda-feira, maio 07, 2007

Lama (Aquarela)




Ainda não desisti de trabalhar com aquarela, embora ainda não tenha dado uma dentro. Essas são as últimas tentativas, como a visitação deste blog anda bem devagar, acho que não tem problema colocar essas meleiras aqui.



segunda-feira, abril 30, 2007

Os Irmãos Green ops! Grimm


Todo mundo conhece alguma história dos Irmãos Grimm, mesmo que não seja deles de verdade. Isso porque eles fizeram um importante trabalho de pesquisa copilando as histórias da cultura alemã antiga.

Quem só conhece as versões que foram modificadas através dos tempos nem desconfia de como os caras (ou as histórias daquele tempo) eram muito loucas. Os vilões eram normalmente submetidos a torturas no final dos contos e tudo está ali, descrito pelos dois. No começo as histórias não eram direcionadas para as crianças, mas depois das compilações dos dois irmãos a coisa foi começando a ser feita para o público infantil e ainda assim estavam lá todas as cenas e descrições de castigos medonhos.

Muitos estudiosos e psicólogos estudam a influência dos contos de fadas na construção do caráter das crianças. Um bom exemplo do resultado desses estudos é o livro da Dra. Clarissa Pinkola Estés da Editora Rocco, Contos dos Irmãos Grimm, onde, na introdução, ela discute um pouco do assunto. Como eu pulei essa parte e fui direto aos contos, nada tenho a comentar.

Quem quiser um pouco mais de informação sobre os Irmãos Grimm pode dar um pulo nesta página: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3os_Grimm, e dela dá para ir para outras e outras neste mundo mágico que é a internet.


segunda-feira, abril 23, 2007

Riscando




Só para não passar em branco. Um vetor finalizado e um rascunho colorido.


quarta-feira, abril 18, 2007

segunda-feira, abril 09, 2007

Sherlock Holmes


Estou lendo, e adorando, a edição da JZE de Sherlock Holmes. Trata-se de uma reunião de todo material escrito por Conan Doyle sobre o ilustríssimo detetive que pretende ser a edição definitiva com comentários diversos e ilustrações. Como sou muito pretensioso, resolvi desenhar um pouquinho do que estou lendo.

Estes são dois personagens de contos que já li (o primeiro volume de seis traz contos de Sherlock), Jabez Wilson e o próprio Holmes, sendo que este último não pretende ser uma versão definitiva. Espero conhecer melhor o personagem para melhor retratá-lo.

Mais uma vez, estou corrido, por isso fico devendo a versão colorida e finalizada.


I’m reading a great edition about Sherlock Holmes. I tried to draw a character about one of Conan Doyle’s tale and the amazing detective. This is not the final version of Holmes. I will read more and try to do a better work on him.


segunda-feira, abril 02, 2007

Infância | Childhood


Minha infância está sendo super sadia. Espero me tornar um adulto feliz.

My childhood is been very good. I’m a happy child and want to be a happy man when I grow up.

sexta-feira, março 30, 2007

segunda-feira, março 26, 2007

Esopo

O Menino e as Tripas

Os camponeses tinham sacrificado uma cabra e convidaram pessoas da vizinhança para um banquete. Entre elas havia uma mulher humilde acompanhada do filho. A festança estava bem adiantada quando o menino, que tinha se empanturrado de carne, queixou-se à mãe:

- Mamãe, vomitei minhas tripas.

- Não vomitaste as tuas, mas as que comeste.

O mesmo acontece com o devedor sempre pronto a pegar o dinheiro alheio; quando se trata de devolvê-lo, sofre como se fosse devolver o que era seu.





A Galinha dos Ovos de Ouro

Um homem tinha uma galinha que punha ovos de ouro. Achando que por dentro ela era só ouro, matou-a, mas não encontrou nada de diferente das outras galinhas. Assim, em vez de descobrir o enorme tesouro que esperava, perdeu até o pequeno lucro que ela lhe dava.

Cuidado com a ambição. Contenta-te com o que já tens.





A Águia, o Gaio e o Pastor

Do alto de um rochedo, uma águia caiu certeira sobre um carneiro e levou-o em suas garras. Invejoso de tal feito, um gaio achou que tinha de imitá-lo. Ao se lançar sobre a presa, caiu com estrondo sobre um carneiro. Suas garras se enroscam na lã e ele ficou se debatendo, sem conseguir se desembaraçar. O pastor o viu, foi em seu socorro e lhe cortou a ponta das asas. Quando veio a noite, levou-o para seus filhos. Eles lhe perguntaram:

- Pai, que pássaro é esse?

O pai respondeu:

Que eu saiba, é um gaio, mas o que ele queria mesmo era ser uma águia.

Quem com o mais forte quer competir sem estar à altura termina fracassando e servindo de escárnio para os outros.


segunda-feira, março 19, 2007

Quase!

Hoje quase não deu, mas vai um corrido mesmo. Abração para todo mundo. Fico devendo um melhorzinho...

segunda-feira, março 12, 2007

Presente


Esse desenho foi feito para ilustrar um texto. Quem for muito curioso pode passar no blog de um pessoal muito louco e dar uma lidinha: caralhaquatro.

segunda-feira, março 05, 2007

De Muito Gorda | Fatty


Não sei se foi nisso que Chico pensou, mas só me veio isso na cabeça...
Eu já disse que adoro porquinhos?

To fat to walk.
I really love pigs.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Porco | Pig




Só porque eu acho esse bichinho uma gracinha.


One pig in three different ways. I still prefer the first version. Love clean vectors.