O Menino e as Tripas
Os camponeses tinham sacrificado uma cabra e convidaram pessoas da vizinhança para um banquete. Entre elas havia uma mulher humilde acompanhada do filho. A festança estava bem adiantada quando o menino, que tinha se empanturrado de carne, queixou-se à mãe:
- Mamãe, vomitei minhas tripas.
- Não vomitaste as tuas, mas as que comeste.
O mesmo acontece com o devedor sempre pronto a pegar o dinheiro alheio; quando se trata de devolvê-lo, sofre como se fosse devolver o que era seu.
A Galinha dos Ovos de Ouro
Um homem tinha uma galinha que punha ovos de ouro. Achando que por dentro ela era só ouro, matou-a, mas não encontrou nada de diferente das outras galinhas. Assim, em vez de descobrir o enorme tesouro que esperava, perdeu até o pequeno lucro que ela lhe dava.
Cuidado com a ambição. Contenta-te com o que já tens.
A Águia, o Gaio e o Pastor
Do alto de um rochedo, uma águia caiu certeira sobre um carneiro e levou-o em suas garras. Invejoso de tal feito, um gaio achou que tinha de imitá-lo. Ao se lançar sobre a presa, caiu com estrondo sobre um carneiro. Suas garras se enroscam na lã e ele ficou se debatendo, sem conseguir se desembaraçar. O pastor o viu, foi em seu socorro e lhe cortou a ponta das asas. Quando veio a noite, levou-o para seus filhos. Eles lhe perguntaram:
- Pai, que pássaro é esse?
O pai respondeu:
Que eu saiba, é um gaio, mas o que ele queria mesmo era ser uma águia.
Quem com o mais forte quer competir sem estar à altura termina fracassando e servindo de escárnio para os outros.